Angela Almeida escreve sobre uma fotógrafa no sertão do século XX

Angela Almeida é artista e esse ponto de partida está em tudo que faz. Pinturas, textos, edição de livros, curadoria de exposições e pesquisa.

O caminho de Angela é sempre olhar o desconhecido. E o mais novo resultado é a história de Helena Coelho, micro ensaio que ela acaba de publicar: “Uma fotógrafa no Sertão do Século XX” (Offset, 2026, 15p.).

Helena Coelho foi a primeira fotógrafa profissional do começo do século XX no Rio Grande do Norte. Estabelecida no Seridó, em Currais Novos, e com itinerância nas cercanias, como era praxe.

Ao ouvir testemunhos e consultar as fontes, Angela conta a história dessa mulher e o que foi que ela fez, tendo em vista que nada sobre ela ainda havia sido escrito e ainda traz no texto considerações sobre fotografia. O que torna o seu ensaio múltiplo.

Não se engane, o seu olhar é também analítico e reflexivo. Angela faz pesquisa, perfila, e escreve, sem precisar ser professoral e numa escrita contemporânea que pratica gente como Maira Kalman, ou Sigrid Nunez quando escreveu sobre Sontag.

Uma leitura para todos os públicos, e para lá de agradável. Mas, quando você menos espera, Angela já encerrou o assunto e terminou o livro.

Com esse livreto, Angela Almeida galga mais um passo na sua pesquisa contínua sobre a fotografia no Rio Grande do Norte, que já havia registrado José Ezelino, inscrevendo o nome desse fotógrafo esquecido na história da fotografia brasileira. O mesmo que agora ela faz com Helena Coelho.

O resultado é uma obra incomum como são todos os trabalhos de Angela, digno de nota, inteligente, bem-humorado, inovador e completamente alheio aos modismos, sejam quais forem. Essa é a assinatura de Angela no seu estilo inconfundível.

Ainda merece atenção a Angela escritora e muito mais quem consiga relacionar sua obra plástica e a sua escrita.

Compartilhe Essa História:

Gustavo Sobral

Sobre o autor: Gustavo Sobral

Gustavo Sobral é jornalista e escritor, tudo que escreve, rabisca e publica está disponível no seu site pessoal gustavosobral.com.br