Revista IHGRN 103

A Revista IHGRN, revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, o IHGRN, chega ao número 103 agora em 2025. Publicação mais longeva no estado, o primeiro número apareceu em 1903, e, em 2016, passou por uma reformulação editorial comanda por Gustavo Sobral, que assina o projeto editorial, e se tornou o editor; e Joventina Simões, que passou a dirigir a revista.

De lá para cá, são nove anos de atividades e nove números publicados que trataram de temas relevantes para a história, memória e cultura do Rio Grande do Norte. O novo projeto editorial recuperou a publicação de documentos do acervo em cada edição da revista, ampliou o leque para a publicação de ensaios e incluiu imagens, sobretudo, históricas, entre representações pictóricas, mapas, obras de arte, etc.; dossiês, perfis biográficos e bibliografias também marcaram presença, ampliando o leque e tornando a revista mais plural.

As capas se tornaram vitrines e trouxeram obras de arte, fotografias históricas, algumas inéditas, conferindo a revista não só uma beleza plástica e relevância, mas também  uma renovação estética em termos das publicações no estado. A partir do número 100, a revista ganhou mais dois editores, Pedro Simões, então responsável pelo acervo da instituição; e André Felipe Pignataro, coordenador das pesquisas, trazendo para a revista esses dois pilares essências e a renovação que um trabalho contínuo precisa.

É notável que a revista foi um trabalho em andamento e nunca definitivo. Um olhar atento, que passe do número 95 ao 103, vai mostrar as mudanças gráficas e temáticas que paulatinamente foi adotando a cada número. No projeto gráfico, se pode mencionar que o despojamento foi pouco a pouco, no processo de construção da revista, caminhando para a permanência do necessário, seja na capa, na lombada, no texto do editorial, no sumário.

Agora, no número 103, a revista celebra tudo isso, com mais uma mudança, o formato, ao mesmo tempo que mantêm a sua relevância ao fugir do mais do mesmo, sobretudo, porque, agora, publica um documento até então inédito de Oswaldo Lamartine de Faria, destacando um aspecto ainda não explorado na sua obra: o desenho. Além disso, traz, pela primeira vez, os diários completos da Comitiva IHGRN em viagem pelo Rio Grande do Norte, realizada em 2023.

Obra coletiva, que agrega a visão da instituição e o trabalho voluntário dos seus editores, sempre carente de recursos materiais e pessoal, a revista nunca deixou de ser um destaque e de, com tampouco, produzir um tanto em qualidade e relevância, seja na sua forma plástica, seja no conteúdo, ao que pese, como em tudo, algumas falhas. Natural e esperado de um trabalho que é fruto de colaborações tão diversas de autores voluntários.

O resultado final aqui está. Nas imagens aqui presentes é possível conhecer, pelo sumário, o conteúdo dessa edição 103. O lançamento está previsto para quinta-feira, 23 de outubro de 2025, às 17h, na sede do Instituto, na ocasião da palestra de André Felipe Pignataro, não só um dos editores da revista, mas também participe da Comitiva IHGRN, autor dos diários presente na edição, que tratará sobre o tema na Quinta Cultural do Instituto. O evento é aberto ao público.

 

Compartilhe Essa História:

Gustavo Sobral

Sobre o autor: Gustavo Sobral

Gustavo Sobral é jornalista e escritor, tudo que escreve, rabisca e publica está disponível no seu site pessoal gustavosobral.com.br