A cidade, a história e o historiador
Há cidades que andam invisíveis para além da superfície do tempo presente. Há cidades cujo passado está sempre por ser revelado como se se abrissem portas que levassem a outras portas. Uma sala de espelhos, um labirinto, e escrever história aparece como puxar fios da meada, ofício que exige o preparo a quem se propõe a fazê-lo da forma precisa.
Não é outra a perspectiva que se apresenta. A cidade do Natal está aqui em três facetas que fazem surgir tantas outras, e outras, e outras, que Francisco Issac Dantas de Oliveira, o autor, o historiador, apresenta ao se debruçar sobre três temas em uma profundidade de abordagens que trazem o mergulho em cada um dos universos que suscitam. Os detalhes, os detalhes, os detalhes, como dizia Proust, a riqueza está nos detalhes.
O autor destes ensaios não é outro que aquele que construiu sua trajetória dedicado a este traçado, quer na sala da aula, na condição de aluno e professor, quer nos arquivos, enquanto estudante e pesquisador, quer enquanto leitor e editor de revistas e livros. O autor é um contínuo interessado nos caminhos do passado que reconstrói no seu trabalho de historiador. Não importa a proposta, seja na revista ou nos livros que publica, levanta à tona os textos de outros, seja nas escolhas que faz para pesquisar e escrever os seus próprios textos.
Francisco Issac Dantas de Oliveira preenche lacunas nesta reunião, anda no tempo, colônia, império e república, e escolhe Natal como matriz, e destina o que escreve aos estudantes da graduação, mas a construção clara, objetiva, rica em referências e bibliografia selecionada, pronta em análises, séria e de agradável leitura serve a todos nós leitores como aprendizado sobre a cidade, a história e o fazer do historiador. Uma contribuição plural que chega a livro para permanecer.
Gustavo Sobral
Natal, agosto de 2022.
Apresentação ao livro “Três ensaios sobre a História de Natal: Colônia, Império e República” do historiador Francisco Isaac Dantas de Oliveira, publicado pela Editora Biblioteca do Ocidente, 2022. Para adquirir o E-book basta acessar o site da editora Biblioteca Ocidente.