Só sei que foi assim de Octávio Santiago
Muito já foi dito e muito mais será dito não só sobre o Nordeste, mas também sobre o primoroso Só sei que foi assim: a trama do preconceito contra o povo do Nordeste (Autêntica, 2025), livro que o jornalista e pesquisador Octávio Santiago acaba de publicar e lançar.
Uma reportagem, um ensaio, uma narrativa, a história de uma história de preconceito, de como ele surgiu, nasceu, se fez, se espalhou e se enraizou culturalmente nas mais diversas manifestações, seja nos palanques, no rádio, pelos jornais, tantos (quando existiam!), literatura, cinema, teatro, artes plásticas, no mundo.
Octávio Santiago escreve sobre a trama deste preconceito na história do Brasil presente, passado e futuro e explica as engrenagens que movem esta roldana. Apresenta brasileiros e estrangeiros, teóricos que se debruçaram sobre o tema, estudioso que é; ouve todo mundo e vê tudo, repórter que é; e apresenta um Brasil que a gente precisa se dá conta.
Rico, completo, repleto de referências. Uma saga. É leitura para sentar, se aprofundar, grifar, anotar e fruir como um thriller cujo enredo é a nossa própria história que tanto desconhecemos ou não queremos saber como foi. Um livro denso e leve, com sustância e com sabor.
Compartilhe Essa História:
