Um tempo de arte de Selma Bezerra

Entre artistas, Selma Bezerra entrevista

 

Selma Bezerra reencontra uma caixa com fitas cassetes e o resultado é Um tempo de arte (edição da autora, 2024, 245p.). E tudo começou quando artista, vestida de pesquisadora, anos 1980, resolveu partir para entrevistas.

 

Gravou, guardou e agora traz a público, em livro, as conversas com as figuras de Zaíra Caldas, Dorian Gray, Aécio Emerenciano, Marlene Galvão, Thomé Filgueira, Leopoldo Nélson, Diniz Grilo, Túlio Fernandes, laperi Araújo, Carlos José, Erasmo Andrade, Madé Wainer, Jomar Jackson, Eugênio Mariano e Ítalo Trindade.

 

E isso tudo é resultado de uma artista que fala com artistas e então partilha dos mesmos sentimentos. É um diálogo entre iguais e os assuntos são as influências, os materiais, as fases, as exposições, o que é ser artista na cidade, o que se poderia dizer aos iniciantes.

 

A entrevista aqui também é arte. A artista-entrevistadora transita com desenvoltura, está sempre disposta para que o artista fale, conte, diga sobre isso e aquilo: Em que ano foi isso? Opina: Falta de respeito total. Recorda e quer saber do agora: E agora? Se dá conta: Eu nunca tinha parado para observar, mas é isso aí, você tem razão. E nunca conclui: Algo mais?

 

O leitor vai confortável na conversa e nem percebe que já se despediu das entrevistas ao se deparar, ao final, com algumas obras dos artistas e resumos biográficos. Belíssimo. Acompanha ainda, um luxo, um QR Code que leva para versão em áudio das entrevistas.

 

E tudo isso é também resultado de uma turma que fez o livro acontecer: Angela Almeida e Maria Elza Bezerra Cirne na coordenação. Preparação dos textos e curadoria por Angela Almeida; revisão do texto ao encargo de Libny Freire; projeto gráfico de Rafael Sordi Campos; e fotografias de capa e abertura das seções por Marcelo Buainain.

 

Lançamento, sábado, 20 de julho de 2024, às 10h, na Pinacoteca do Estado do Rio Grande do Norte em Natal/RN.

Compartilhe Essa História:

Gustavo Sobral

Sobre o autor: Gustavo Sobral

Gustavo Sobral é jornalista e escritor, tudo que escreve, rabisca e publica está disponível no seu site pessoal gustavosobral.com.br