Gustavo Sobral participa da Exposição Caju
Gustavo Sobral participou da exposição Devoro Dunas de Cajus, realizada na Pinacoteca Potiguar, na Cidade Alta, em Natal (RN). A mostra, uma proposta da Editora da UFRN em parceria com a Pinacoteca, foi aberta em 09 de dezembro de 2023 e permaneceu em cartaz até março de 2024, encerrando-se com o fim da safra do caju.
A curadoria foi assinada por Ângela Almeida, Rafael Campos e João Natal.
Cada obra da exposição contou com uma apresentação do artista, iniciativa da curadoria que permitiu conhecer o universo de cada participante além do tema do caju. Sobre Gustavo Sobral, a curadora Ângela Almeida escreveu:
Gustavo Sobral é jornalista, advogado, mestre em Estudos da Mídia e atualmente faz curso para historiador. Pesquisador nato, já publicou vários livros, como Memórias Alheias, Rodolfo Garcia, Arquitetura Moderna Potiguar, Cenas Natalenses, entre outros. Sobral se dedica à escrita, à organização e à edição de livros, catálogos, guias, folhetos, plaquetes e revistas. Vem abordando o desenho como linguagem em diálogo ao que escreve, criando uma espécie de cartografia sobre os lugares que visita e às vezes sonha. São desenhos que arrastam traços concisos e reveladores de sentido e de movimento ao mesmo tempo. Em entrevista ao site Papo Cultura, na ocasião do lançamento de Cenas Natalenses, Sobral comenta o papel da ilustração nos seus livros: “É uma forma de expressão. Para que descrever um edifício se posso rabiscá-lo? Mas faço um traço apressado, sem retoques, e trago o desenho também a uma condição de protagonismo. […] “Sempre gostei dessa coisa de ilustração para livros e queria ilustrações para um livro meu, Petrópolis, mas não tinha quem fizesse, eu mesmo arrisquei e saiu. Aí, não deixei mais”.
O desenho que ilustra esta postagem integrou a mostra e registrou a participação de Sobral neste projeto coletivo.
Para saber mais sobre a exposição e acessar o catálogo, veja:
Compartilhe Essa História:




