Pesquisa e jornalismo
Mossoró/RN, entre os dias 16 e 17 de outubro, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, curso de jornalismo, participei de dois proveitosos encontros. O primeiro deles, a oportunidade de um bom bate-papo com o professor e a turma do professor Esdras Marchezan, Introdução aos Estudos do Jornalismo, para conversar sobre história do jornalismo.
A turma de primeiro ano já ensaia os seus primeiros trabalhos em vídeo e já apresenta interesse em pesquisar a história do jornalismo local. O professor Marchezan os tem incentivado e nos conta sobre os trabalhos de conclusão de curso que já tomam este viés, projetos em reportagem e entrevista que denotam a boa produção da UERN, neste engajamento necessário de professores e alunos. Além disso, o professor tem uma pesquisa primorosa, que merece aplausos, sobre o jornalismo e o jornalista Dorian Jorge Freire.
O segundo momento foi marcado pelo feliz encontro proposto pela professora Juliana Bulhões e os estudantes de jornalismo, organizadores e participantes, do Seminário Comunicação Social: diálogos sobre a vida acadêmica, resultado da disciplina Trabalho de Conclusão de Curso.
A programação diversificada contou com uma mesa com professores do departamento que nos apresentaram todo a diversidade de ações em ensino, pesquisa e extensão da Universidade, se mostrando útil para a integração dos estudantes na vida universitária e o incentivo à pesquisa. Uma oportunidade também para conhecer o corpo docente e o trabalho importante desenvolvido no curso.
As palestras aprofundaram algumas temáticas e a oportunidade de ouvir a professora Vanessa Arruda trouxe caminhos para pensar a vida acadêmica como um processo consciente e planejado de escolha de vida e dedicação. Utilíssima a palestra-aula do professor Jo Fagner sobre os meandros da pesquisa acadêmica, critérios, requisitos, uma bússola e um Norte necessário a todos os pesquisadores.
Tive a grata oportunidade de abordar a vida acadêmica apresentando o meu percurso pessoal entre o jornalismo e a pesquisa, as proximidades e confluências e toda uma produção em pesquisa jornalística que tracei desde a graduação e segue com pesquisa e publicação de novos títulos.
Momento ímpar, cabe destacar, a apresentação de trabalhos dos estudantes, revelando seus interesses em pesquisar a comunicação midiática e seus meandros, apresentando seus projetos, metodologias e fontes, trabalho inspiradores e atuais que merecem incentivo e aplausos.
O evento também contou com lançamento de livros, dentre eles, tivemos o privilégio de apresentar o trabalho pioneiro Memórias do Jornalismo no Rio Grande do Norte, que inspirou outros trabalhos, sobretudo na UFRN. Na ocasião, lançamos Jornalismo, biografia e crônica. Em 2024, publicamos nosso Manual de Assessoria de Imprensa.
Todos os livros disponíveis para download gratuito no site.