Os fundadores
No dia 29 de março de 1902, em Natal, na sala da biblioteca pública, colégio Atheneu, era criado, por um grupo de intelectuais e republicanos, o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte.
O projeto era muito claro: registrar a história local. Esta narrativa revela o que se passou naquele dia e naquele ano, destaca a atuação dos fundadores e como se fez a instituição mais importante do Rio Grande do Norte.
Sócio do instituto, do qual foi diretor de Biblioteca, Arquivo e Museu e, atualmente, editor da Revista IHGRN, Sobral voltou ao ano de 1902 e ao dia 29 de março, procurando vestígios da história, do passado e da memória, e traça o perfil daqueles que foram os fundadores.
O resultado é este ensaio publicado em 2019 pelo Instituto.
A versão digital se encontra disponível aqui no site, no botão ao lado, para download gratuito. A versão impressa pode ser encontrada para compra na sede da instituição. Sobral é ainda organizador de outros trabalhos do Instituto disponíveis aqui no site também para download gratuito: um catálogo do museu do IHGRN e o livro Institutos Históricos e Geográficos do Brasil.