Comissão Oswaldo Lamartine
Natal, 28 de outubro de 2024. O Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, o IHGRN, instaura comissão pioneira para tratar de documentos que pertenceram ao escritor Oswaldo Lamartine de Faria (1919-2007), autor de uma obra singular sobre o sertão e o sertão do Seridó.
Formada pelo escritor Gustavo Sobral, estudioso da obra de Lamartine; pelo Diretor de Biblioteca, Arquivo e Museu (BAM), Pedro Simões; pelo Diretor do Departamento de Pesquisa, André Felipe Pignataro; pelos sócios Honório de Medeiros e Mara Macedo; com a colaboração consultiva da pesquisadora Angela Almeida, a comissão ficará responsável pela análise da documentação.
Os documentos foram entregues pelo sobrinho do escritor, Murilo Paiva, a Gustavo Sobral. “Trata-se de uma pasta de couro que pertenceu a Oswaldo Lamartine com documentos diversos, entre correspondência, manuscritos do autor e até fotografias.”, explica Sobral, autor do recém-lançado “Dicionário Oswaldo Lamartine” (disponível em https://sertaoeditora.com/).
“É extremamente importante que este material seja organizado para que, sob a guarda do Instituto Histórico, se torne disponível aos pesquisadores interessados não só na obra de Oswaldo Lamartine, mas também a quem pesquisa sobre o sertão, tema da obra do escritor”, acrescenta Sobral.
Instaurada oficialmente hoje pela diretoria da instituição, presidida por Joventina Simões, a Comissão já iniciou de imediato as atividades e pretende apresentar em breve os primeiros resultados. Na imagem, o diretor de pesquisa, André Felipe Pignataro; o escritor Gustavo Sobral; e o diretor da BAM, Pedro Simões.