Tomara que você seja deportado
Necessário para o conhecimento do mundo e para onde está indo é a leitura de Tomara que você seja deportado: uma viagem pela distopia americana (editora Nós, 2025, 256p.), livro do jornalista Jamil Chade.
Chade se muda com a família para os Estados Unidos em 2024 e permanece até maio de 2025. Ficou por lá quase um ano retratando a América. Um retrato, em texto e também em algumas fotografias, infelizmente, muito diferente de Tocqueville.
Impossível parar de ler. De assombro em assombro, vamos conhecendo uma América inacreditável e bem distante do sonho americano: pobre, racista, povoada pela desinformação, mentiras e teorias da conspiração, que alimenta ódio, segregação, vingança e perseguição.
Uma América na qual a beleza é determinada por decreto, livros são proibidos, a liberdade é licença para mentir e desinformar, governar é semear o ódio, dividir e endeusar as armas, e a sociedade cerca-se de muros contra a diferença. Uma imagem completamente diferente daquela que o cinema e as séries costumam a vender ao mundo.
Mistura de reportagem, entrevista, perfil, diário e ensaio bem acomodados numa proposta de crônica que vai lhe levar, entre tantas desventuras, a participar de um comício de Trump, assistir a uma peça de George Clooney, andar de ônibus em Nova Iorque, conversar com o Viking do Capitólio e ir ao território dos Navajo.
Originalíssimo, pois, como bem destaca Walter Salles no prefácio, o livro encontra poucos paralelos na história, e, para os tempos atuais, único, soando como um alerta sem igual: o testemunho do jornalista que vai aonde estão os fatos e volta para contar.
Jornalismo, o livro é um manual para entender os Estados Unidos de hoje (e, por que não o mundo?) e para, ao se deparar com uma realidade estarrecedora, não perder a esperança que mora na resistência e no que resta da ideia de um estado democrático de direito.
***
Gustavo Sobral é jornalista, mestre em Estudos da Mídia (UFRN). É também bacharel em Direito e, atualmente, graduando do curso de História (UFRN). Autor de diversos artigos e livros, reunidos no seu site pessoal gustavosobral.com.br.
Compartilhe Essa História:




