Entrevista com os jornalistas Gustavo Sobral e Juliana Bulhões sobre o Manual de Assessoria de Imprensa

Gustavo Sobral e Juliana Bulhões acabam de publicar, agora pela editora Biblioteca Ocidente, mais um livro. Trata-se de um manual de assessoria de imprensa. Juntos, os jornalistas e pesquisadores vem desenvolvendo há quase uma década pesquisas sobre jornalismo, biografia, história profissional e do jornalismo em artigos publicados em periódicos, parte deles, reunidos ano passado, 2023, no livro “Jornalismo, biografia e crônica”. O livro saiu pela EDUEPB, e o acesso é gratuito pelo site de Sobral, gustavosobral.com.br

 

Além disso, também partiram para o registro da memória de jornalistas do Rio Grande do Norte, e publicaram em 2018, “Memórias do jornalismo no Rio Grande do Norte”, pelo selo Caravela Cultural. Não fosse só isso, começaram uma série de publicações sobre história do jornalismo local que tem repercutido. Os pesquisadores têm afirmado que a história do jornalismo do Rio Grande do Norte ainda precisa ser escrita. Agora, eles aparecem com um trabalho que pode ser considerado diferente, um manual de assessoria. Os jornalistas explicam nesta pequena entrevista.

 

A assessoria de imprensa no século XXI, dominado pelas redes sociais e pelo uso crescente da Inteligência Artificial, ainda é necessária?

Juliana Bulhões: Hoje, existem muitas ferramentas para auxiliar um assessor de imprensa, mas não é possível ainda substituir o humano, as relações construídas com os jornalistas da imprensa, a personalização dos conteúdos. Assim, é um trabalho extremamente necessário para as instituições, porque oferece esse olhar especializado para a comunicação.

 

Há diversos manuais disponíveis, por que publicar mais um?

Gustavo Sobral: Percebemos que havia uma confusão tamanha nos manuais que misturam assessoria de comunicação, assessoria de imprensa e relações públicas, sem distinguir os papéis e as atividades de cada um. Arrumar essa bagunça foi a nossa proposta.  Além disso, a maioria dos manuais é uma mistura de experiência pessoal, estudo de caso e práticas que envelheceram, logo ficaram datados. Fugimos disso ao procuramos construir um manual atemporal, levando em conta o essencial de cada ferramenta. O release sempre será um release, seja enviado pelo correio, por fax, por email ou pela próxima tecnologia que vier.

Vocês falam em elementos, ferramentas, poderiam nos dizer que elementos e ferramentas são estes e os que seriam estes elementos básicos, exclusivos e não exclusivos?

Juliana Bulhões: Nós apresentamos no livro as principais ferramentas de trabalho de uma assessoria de imprensa. Uma parcela delas também é executada por outros profissionais. Para organizar isso, separamos em três categorias: elementos exclusivos são aqueles que somente os assessores de imprensa executam, em teoria; elementos não-exclusivos são os que podem ou não ser executados pela assessoria de imprensa; e os básicos são os que precisamos estar atentos em todo o exercício do jornalismo, como um todo.

 

No trecho de abertura, vocês escreveram que o público-alvo são os estudantes, os jornalistas, assessores e assessorados? É isto mesmo?

Gustavo Sobral: Perfeitamente. Preparamos um manual claro, direto, básico, explicando cada um dos elementos de uma assessoria de imprensa, a começar pela própria assessoria de imprensa, fazendo a distinção entre assessoria de comunicação e comunicação organizacional, de uma forma que qualquer leitor, em processo de aprendizagem, habilitado em comunicação, jornalista em assessoria de imprensa e até o próprio assessorado pudessem entender o que é o trabalho de uma assessoria e quais os seus elementos. Simples assim.

 

Qual a razão dos leitores consultarem o manual de vocês e não outro?

Gustavo Sobral e Juliana Bulhões: O nosso manual define, organiza e apresenta o trabalho da assessoria de imprensa de forma clara, prática e acessível. É direto, fácil de usar, e como todo manual que se preza, é aquele livro de bolso que a gente tem para quando surge uma dúvida. O digital pode está na palma da mão, e o impresso, na mesa de trabalho, prontos para serem consultados quando preciso.

 

***

Manual de assessoria de imprensa: exclusivo e prático

Editora Biblioteca do Ocidente, 2004.

Autores: Gustavo Sobral e Juliana Bulhões

Livro em versão digital e impressa. A versão digital está disponível para download gratuito no site gustavosobral.com.br, seção livros, Manual de assessoria de imprensa: exclusivo e prático ; e no site da editora, Biblioteca Ocidente, onde é possível encomendar a versão impressa, paga.

 

Confira os outros livros dos autores disponíveis para download gratuito:

Jornalismo, biografia e crônica

Memórias do jornalismo no Rio Grande do Norte

Compartilhe Essa História:

Gustavo Sobral

Sobre o autor: Gustavo Sobral

Gustavo Sobral é jornalista e escritor, tudo que escreve, rabisca e publica está disponível no seu site pessoal gustavosobral.com.br