O cinema de Augusto Lula

De onde vem essa criatividade que é uma profunda criação poética sob a forma de cinema? Uma produção incomum, infinitamente poética que faz da palavra escrita a forma falada, recuperando a ancestralidade da poesia e da narrativa, e eis que o áudio casa com o visual numa sequência de referências que constroem obras de arte em vídeo. O Rio Grande do Norte tem o privilégio de contar com este cinema que é o cinema conceitual de Augusto Luís Andrade Gomes, o Augusto Lula. Despontando na década de 1990, Augusto Lula debruça em composição audiovisual uma perfeita beleza poética que se traduz na união da palavra falada e da imagem em movimento, são cenas que dialogam com vozes da literatura local em espaços de lembranças e do dia a dia de uma cidade e das pessoas que nela habitam e que por ela passaram. Registro do tempo atemporal.

Meu olhar saudosista

“As águas barrentas lambiam os degraus de pedra do pequeno cais”

Natal é a personagem principal, a musa, que desfila por seus bairros, em “Ribeira Velha de Guerra” (1993, 7min56s) e a praia da Redinha ganha o olhar do cineasta-poeta em “Arredia e tão só” (2018, 40min) pelo olhar dos nativos e dos escritores Newton Navarro, Palmyra Wanderley, Jarbas Martins, Câmara Cascudo e Mário de Andrade que elegeram a Redinha como tema e musa, tudo costurado pela memória afetiva de Augusto Lula.  A cidade de Mossoró também vêm à cena no documentário histórico “O País Dix-sept” (2001, 28 min.21s) que gira em torno da história de Mossoró que se embaralha com a história da família Rosado e a figura de Dix-Sept Rosado, governador do Estado do Rio Grande do Norte que faleceu em trágico acidente de avião em 1952.

Trabalho conceitual

“A poesia é lei matemática. Único poço. língua. nau que nos leva.”

Mas há também um dialogo com os mitos e a morte, a biografia, a vida, porque o cineasta está totalmente conectado a ela, por isso, a tocante poesia de Marize Castro vira audiovisual no documentário com mesmo título do livro de poemas “poço.festim.mosaico” (s/d, 8min.18s). Uma incursão completamente conceitual. E há mais vindo por aí. O autor conta: preparo um doc sobre Oswaldo Lamartine, bem adiantado, no sétimo tratamento. Em processo inicial Prelúdio e Fuga do Real. A cabeça de Cascudo. E o bom é que alguns estão na internet para quem quiser ver e ouvir. Assista Augusto Lula e se encante. Filmografia disponível no Youtube:

Ribeira Velha de Guerra

https://www.youtube.com/watch?v=AGjZoTc-184

O País Dix-Sept

https://www.youtube.com/watch?v=TudWmkAHtFI&t=25s

Poço festim mosaico

https://www.youtube.com/watch?v=nJDifgEk4pY

 

Compartilhe Essa História:

Gustavo Sobral

Sobre o autor: Gustavo Sobral

Gustavo Sobral é jornalista e escritor, tudo que escreve, rabisca e publica está disponível no seu site pessoal gustavosobral.com.br